Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Informação Pública Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Notícias

Notícias

Fiocruz recruta voluntários para pesquisa de vacina da dengue
Rio de Janeiro - 13/04/2018

A pesquisa está começando agora no Rio, mas já está em andamento há dois anos em outros 14 centros do país

Fiocruz recruta voluntários para pesquisa de vacina da dengue

O Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) está coordenando, no Rio de Janeiro, o estudo multicêntrico da vacina contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. A pesquisa está começando agora no município fluminense, mas já está em andamento há dois anos em outros 14 centros espalhados pelo país.

A proposta é que o projeto recrute 900 voluntários cariocas, entre crianças de 2 a 17 anos, para acompanhamento durante cinco anos apenas na Clínica de Saúde da Família Armando Palhares, localizada no bairro de Realengo. Os estudos preliminares vêm demonstrando que a vacina do Instituto Butantan tem proteção duradoura contra os quatro sorotipos da dengue.

Os voluntários devem ser residentes de Realengo, saudáveis, ter de 2 a 17 anos e podem ou não ter sido diagnosticados com dengue no passado. Os interessados devem procurar a equipe da Pesquisa em uma sala localizada ao lado da Farmácia da Clínica da Família local ou entrar em contato através do telefone (9090) 97202-4297. Os voluntários serão acompanhados durante cinco anos. Segundo a Coordenação local da Pesquisa, a cargo do pesquisador André Siqueira, o local para realização do estudo foi determinado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

A Clínica de Saúde da Família Armando Palhares está localizada na Av. Santa Cruz, S/N, em Realengo/RJ. Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h. A Clínica beneficia diretamente a 31 mil usuários.

A vacina

A vacina do Instituto Butantan é uma dose única contra os quatro tipos de dengue e é fruto de uma parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Atualmente o estudo está na fase III, com a vacinação de 17 mil voluntários nas cinco regiões do Brasil. Após esse processo, a vacina será submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que posteriormente possa ser disponibilizada para a população na rede pública de saúde. Os dados disponíveis até o momento indicam que a vacina do Butantan é segura, induzindo o organismo a produzir anticorpos de maneira equilibrada contra os quatro vírus da dengue, tornando-a potencialmente mais eficaz que a disponível atualmente.


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil