Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Notícias

Notícias

Inscrições abertas para curso manejo clínico de chikungunya
Mundo - 01/02/2018

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no desenvolvimento de competências para realizar ações de atenção à saúde da população

Inscrições abertas para curso manejo clínico de chikungunya

O Manejo clínico da chikungunya é o tema do curso lançado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Aberto e gratuito, o curso está disponível na plataforma do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde (CVSP Opas) em inglês e espanhol. As inscrições vão até 31 de maio.

Trata-se de uma iniciativa da Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), integrante da Rede UNA-SUS, com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e Secretaria Executiva da Universidade Aberta Aberta do SUS (UNA-SUS). O curso foi traduzido e adaptado para os dois idiomas, através de uma carta-acordo entre a Fiocruz e a CVSP/Opas, em conjunto com a equipe do Campus Virtual Fiocruz.

O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde no desenvolvimento de competências para realizar ações de atenção à saúde da população. Para isso, aborda as três patologias, a partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimento. O conteúdo aponta ainda para a importância da realização da anamnese e exame físico, que irão auxiliar no diagnóstico.

O curso é composto por duas unidades. A primeira traz informações sobre a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, ações de vigilância, organização do serviço de saúde, além de apresentar a importância da educação permanente em saúde. Já a segunda unidade apresenta casos clínicos, nos quais o profissional poderá refletir sobre a melhor conduta para realizar o manejo de pacientes com suspeita desta doença.

As inscrições ficam abertas até 31 de maio. Acesse os cursos no CVS Opas através dos links abaixo. A versão em português está disponível na UNA-SUS.

Manejo clínico da Chikungunya - Inglês
Manejo clínico da Chikungunya - Espanhol
Manejo clínico da Chikungunya - Português


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil