Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Informação Pública Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Notícias

Notícias

Estudo sobre dengue revela dados de zika e chikungunya
Brasil - 04/08/2017

Os dados serão úteis para aumentar o conhecimento sobre as características laboratoriais e clínicas e para o diagnóstico diferencial da dengue

Estudo sobre dengue revela dados de zika e chikungunya

Pesquisa sobre diagnóstico de dengue desenvolvida pela Fiocruz Pernambuco obteve resultados preliminares que surpreenderam os pesquisadores. Entre os voluntários estudados, ao contrário da expectativa inicial, nenhum caso de dengue foi comprovado – apenas de chikungunya (50%), zika (13%) e indeterminados (37%). Um resultado importante, pois fez um registro do período final da epidemia de zika, a partir de maio de 2015 e do posterior crescimento dos casos de chikungunya, até maio de 2016.

Esses dados serão muito úteis para aumentar o conhecimento sobre as características laboratoriais e clínicas desses pacientes e para o diagnóstico diferencial da dengue. Outro aspecto de destaque é a oportunidade de disponibilizar informações mais específicas sobre chikungunya, uma doença que circula no estado há mais tempo que a zika, mas sobre a qual ainda não se reuniu muito conhecimento, especialmente de caráter epidemiológico.

No estudo foram obitidos dados sobre os sintomas crônicos, que perduram por longo tempo e causam muito sofrimento aos pacientes. Foram recrutados 263 pacientes, escolhidos por terem sintomas sugestivos de dengue, com tempo máximo de 72h desde o início da febre, entre outros critérios. Chamou a atenção dos pesquisadores o excesso de reação cruzada entre dengue e zika no teste sorológico adotado. Os casos de zika davam falso positivo para dengue.

Leia mais detalhes da pesquisa aqui.


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil