Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ Página inicial
Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Compartilhe nas mídias sociais  
Home :: Plantão dengue :: Destaques

Destaques

Saiba mais sobre a Zika
29/01/2016

Origem, modo de transmissão, sintomas e tratamento

Descoberto em 1947, em Uganda, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika (vem daí o seu nome), o vírus Zika foi identificado no Brasil pela primeira vez em abril de 2015.

Transmissão

Ele é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya. Outras possíveis formas de transmissão ainda precisam ser avaliadas com profundidade pelos cientistas e, até o momento, não há evidências de transmissão por meio do leito materno, urina, saliva e sêmen.

Sintomas

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem apresentam sintomas ou sinais. Quando eles aparecem são, principalmente, dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. No entanto, o médico pode recomendar medicações para aliviar os sintomas. Acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor e, no caso de coceiras e erupções, os anti-histamínicos podem ser considerados.

 

Leia mais

Medidas preventivas e orientações para as gestantes

Como eliminar focos


Denúncia de focos



As secretarias Municipais de Saúde são as responsáveis pelo combate direto ao mosquito.

Clique aqui e veja como entrar em contato com a secretaria de sua cidade.
Acompanhe o Rio Contra Dengue nas mídias sociais

Facebook Twitter Youtube
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem Rio com Saúde Xô, Zika !!


Alguns direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil